Pular para o conteúdo

Aprenda a fazer pão de queijo caseiro que não murcha depois que tira do forno

Aprenda a fazer pão de queijo caseiro que não murcha depois que tira do forno

O pão de queijo caseiro é uma delícia típica da culinária brasileira, que se originou em Minas Gerais e se espalhou por todo o país. Com esta receita fabulosa, você aprenderá a fazê-lo facilmente, com um segredinho para não murchar, podendo ser consumido no café da manhã ou lanche da tarde. Confira a receita do Canal Letícia Sweet Cake e faça o divino pão de queijo caseiro, que todos vão amar!

Como fazer pão de queijo caseiro

Para o pão de queijo caseiro, colocaremos em uma panela, fora do fogo: o leite, a água, o óleo, o sal e a farinha de trigo. Vamos mexer bem para a completa dissolução da farinha, colocando no fogo, até ferver. Nesse meio tempo, vamos pôr o polvilho doce em uma vasilha espaçosa. Na sequência, derramaremos os líquidos fervendo, por cima do polvilho, na vasilha, para escaldar. Mexeremos com uma colher e deixaremos descansar por uns minutos para esfriar. A mistura do polvilho estando morna, juntaremos o queijo e vamos amassar com as mãos. Finalizaremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aproveite seu magnífico pão de queijo!

Ingredientes da receita de pão de queijo caseiro

  • 150ml de leite integral
  • 1 colher (chá) rasa de farinha de trigo (opcional0
  • 1 colher (chá) rasa de sal
  • 250g de queijo minas padrão ralado
  • 2 ou 3 ovos grandes inteiros levemente batidos com um garfo (pode ser que não seja necessária toda essa quantidade de ovos)
  • 500g de polvilho doce
  • 150ml de água
  • 150ml de óleo

Modo de preparo

  1. Numa panela, ainda fora do fogo, adicione: o leite, a água, o óleo, o sal e a farinha de trigo. A adição da farinha na receita é o segredinho para o pão de queijo não ficar murcho ou achatado!
  2. Misture bem para dissolver a farinha e ela não empelotar e depois leve ao fogo, até levantar fervura.
  3. Enquanto isso, numa bacia, ponha o polvilho doce.
  4. Assim que os líquidos levantarem fervura, despeje-os sobre o polvilho, na bacia, para escaldar. Misture com uma colher e depois deixe esfriar por uns minutos.
  5. Com a mistura do polvilho morna, acrescente o queijo e vá amassando com as mãos, juntando também um pouco mais da metade dos ovos batidos, sovando até a massa ficar bem homogênea, por cerca de 5 minutos. Pode ser que você não precise acrescentar o restante dos ovos.
  6. Você irá notar que a massa fica lisinha e já não gruda mais nas mãos, este é o ponto certo. Mas faça o teste após lavar as mãos. Se não estiver mais grudando e você conseguir modelar uma bolinha nas mãos, está no ponto correto, senão continue amassando um pouco mais.
  7. Unte uma assadeira grande com óleo e tire o excesso com papel-toalha.
  8. Molde bolinhas com as mãos limpas e se tiver balança culinária, pese-as, deixando cada uma com 40g. Se não tiver, procure deixar todas do mesmo tamanho.
  9. Acomode as bolinhas na assadeira untada, deixando um espaço de cerca de um dedo entre elas.
  10. Leve ao forno a 180°C, sem pré-aquecer, para assar por cerca de 20 minutos.
  11. Após esse tempo, eleve a temperatura do forno para 220°C e deixe assar por mais 7-8 minutos. Se após esse tempo, estiverem dourados, da cor que você deseja, pode retirar, caso contrário, volte para 180°C e deixe dourar mais um pouco.
  12. Tire, deixe amornar, sirva e delicie-se com seu irresistível pão de queijo caseiro!

Rendimento: 31 unidades de 40g cada.

Fonte: Receita Toda Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *