Pular para o conteúdo

Bolo de natal amanteigado fácil e delicioso que parece um panetone de Natal

Bolo de natal amanteigado fácil e delicioso que parece um panetone de Natal

Todos vão adorar este magnífico bolo de Natal amanteigado, uma ótima sugestão para fazer no Natal e em outras ocasiões depois, pois fica divino! Trata-se de um bolotone, com um preparo simples e ligeiro, unindo praticidade e sabor! Não espere mais, confira a receita do Canal Bateu, tá pronto e faça o irresistível bolo de Natal amanteigado, que será um sucesso!

Como fazer bolo de Natal amanteigado

Para o bolo de Natal amanteigado, colocaremos na tigela da batedeira, 6 claras e bateremos até alcançarmos o ponto de neve. Transferiremos para outra vasilha, pois utilizaremos a batedeira. Colocaremos na batedeira: as gemas e o açúcar, em velocidade lenta, aumentando em seguida a velocidade, até formar um creme esbranquiçado. Com a batedeira ligada em velocidade baixa, vamos pôr a manteiga e vá juntar o leite devagar. Incluiremos a metade das claras, batendo novamente na batedeira.concluiremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Agoira você já pode servir e deliciar-se com seu sensacional bolo de Natal amanteigado!

Ingredientes da receita de bolo de Natal amanteigado

  • 200ml de leite integral
  • 6 ovos (claras e gemas separadas)
  • 180g de manteiga
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada + meia colher (sopa) para misturar nas frutas
  • 150g de frutas cristalizadas
  • 100g de uvas-passas
  • 1 colher (sopa) de fermento para bolo peneirado
  • raspas de laranja sem a parte branca (ou essência de panetone) (a gosto)
  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

  1. Adicione na tigela da batedeira, 6 claras e bata até atingir o ponto de neve. Passe para outro recipiente, pois continuaremos a usar a batedeira.
  2. Agora, ponha na batedeira: as gemas e o açúcar, a princípio devagar e depois aumentando a velocidade, até obter um creme esbranquiçado.
  3. Com a batedeira em movimento na velocidade mínima, ponha a manteiga e vá acrescentando o leite aos poucos.
  4. Desligue a batedeira e agregue a metade das claras, tornando a bater com a batedeira.
  5. Fora da batedeira, junte a farinha de trigo, aos poucos e o fermento peneirados e misture com o fouet, para agregar, fazendo movimentos leves, de baixo para cima.
  6. Acrescente na massa, as frutas cristalizadas e as uvas-passas, misturadas com meia colher (sopa) de farinha de trigo, para não afundarem na massa. Junte as raspas de laranja sem a parte branca, ou essência de panetone, se preferir, e agregue mexendo com o fouet.
  7. Unte uma forma de furo central (24cm de diâmetro x 0,9cm de altura) com margarina, despeje a massa nela e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 50 minutos (faça o teste do palito, para se certificar de que está assado, se sair limpo).
  8. Deixe esfriar e desenforme.
  9. Sirva e deguste seu maravilhoso bolo de Natal amanteigado!

Obs.: A medida da xícara é de 240ml.

Fonte: Receita Toda Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *