Pular para o conteúdo

Chef de cozinha ensina a preparar um lombo assado no abacaxi para ceia de fim de ano

Chef de cozinha ensina a preparar um lombo assado no abacaxi para ceia de fim de ano

O lombo assado no abacaxi, é um prato delicioso, combinando a carne suculenta do porco com a fruta tropical e refrescante, ideal para servir em ocasiões especiais, como Natal e Ano Novo. Esta maravilha que agrada a muitos paladares, é saboroso, suculento e fácil de fazer! Confira a receita do Canal Nicia Trufas & Balas Geladas e faça o divino lombo assado no abacaxi, que será um sucesso!

Como fazer lombo assado no abacaxi

Para o lombo assado no abacaxi, colocaremos o lombo suíno fatiado e cortado ao meio em uma tigela grande e utilizaremos: alho, páprica doce e açafrão-da-terra para temperar. Vamos lavar um galhinho de alecrim fresco, retirar as folhinhas e colocar na tigela do lombo. Acrescentaremos o tempero para carne assada e o vinagre de limão, mexendo bem com as mãos, para agregar os temperos na carne. Manteremos marinando por uns 30 minutos. Partiremos o abacaxi ao meio, e, para prepará-lo e finalizar a receita, seguiremos o passo a passo. Sirva e desfrute dessa maravilha de lombo assado no abacaxi!

Ingredientes da receita de lombo assado no abacaxi

  • alecrim fresco (a gosto) 
  • 1 quilo de lombo suíno fatiado e cortado ao meio 
  • 3 colheres (sopa) de vinagre de limão 
  • 1 abacaxi cortado ao meio 
  • 1 colher (sopa) de açafrão-da-terra 
  • 1 pacote de tempero em pó para carne assada ou outro de sua preferência
  • 1 colher (sobremesa) de páprica doce
  • sal (a gosto)
  • 1 dente de alho picado

Modo de preparo

  1. Ponha o lombo suíno fatiado e cortado ao meio numa vasilha espaçosa e tempere com: alho, páprica doce e açafrão-da-terra. 
  2. Após higienizar um galhinho de alecrim fresco, tire as folhinhas e acrescente também na vasilha do lombo. 
  3. Junte o tempero para carne assada em pó e o vinagre de limão, misturando super bem com as mãos, para os temperos incorporarem na carne. 
  4. Deixe marinar durante meia hora.
  5. Corte o abacaxi ao meio, passe uma faquinha de serra na laterais,e depois puxe, para retirar a parte de dentro, que sairá facilmente, deixando as cascas, que servirão de “cestinhos”. Pique o abacaxi em fatias.
  6. No “cestinho” da casca de abacaxi, adicione um pedaço de lombo, uma fatia de abacaxi, e assim por diante, até completar, alternando pedaços de lombo, com fatias de abacaxi.
  7. Espalhe algumas folhinhas de alecrim por cima, cubra cada metade de abacaxi com papel-alumínio (parte brilhante voltada para o alimento) e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 1 hora, sendo 30 minutos com papel-alumínio e 30 minutos, sem.
  8. Retire, sirva e delicie-se com seu fantástico lombo assado no abacaxi!

Fonte: Receita Toda Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *