Pular para o conteúdo

Chocotone caseiro para você fazer a alegria da sua família nesse natal

Chocotone caseiro para você fazer a alegria da sua família nesse natal

O chocotone caseiro é uma variação do panetone, e substitui as frutas por gotas de chocolate, que derretem no forno e deixam o pão ainda mais saboroso! Esta é uma receita que agrada a muitos paladares, pois é doce, úmido e fácil de fazer, deixando um gostinho de quero mais! Confira a receita do Canal GORDICES DA TEKA, faça hoje mesmo o sensacional chocotone caseiro e arrase!

Como fazer chocotone caseiro

Para a receita de chocotone caseiro, adicionaremos em uma vasilha, o açúcar, a água morna, a essência de baunilha e a essência de panetone ou laranja, misturando. Juntaremos o fermento biológico seco e uma xícara de farinha de trigo, e então, mexeremos bem, até a massa ficar lisa. Numa vasilhinha, bateremos o ovo e juntaremos na massa, incluindo também o sal, a manteiga derretida e mais uma xícara de farinha. Mexeremos bem, até a massa estar lisinha, com a farinha incorporada. Adicionaremos o que restou da farinha e finalizaremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aproveite seu divino chocotone caseiro! 

Ingredientes da receita de chocotone caseiro

  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha 
  • 3 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • ½ colher de café de sal
  • 7 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco 
  • 3 e ½ xícara de farinha de trigo sem fermento (490g)
  • 1 xícara (chá) de gotas de chocolate ao leite forneável
  • 1 colher (chá) essência de panetone ou laranja
  • 1 xícara (chá) de água

Obs.: A medida da xícara é de 240ml.

Modo de preparo

  1. Numa tigela, coloque o açúcar, a água morna, a essência de baunilha e a essência de panetone ou laranja, mexendo.
  2. Acrescente o fermento biológico seco e uma xícara de farinha de trigo, e em seguida, misture bastante, até a massa ficar bem lisinha.
  3. Na sequência, bata um ovo com um garfo e agregue-o na mistura, colocando também o sal, a manteiga derretida e mais uma xícara de farinha de trigo. Misture bem, até a farinha desaparecer na massa e ela ficar bem lisinha.
  4. Ponha o restante da farinha (1 e ½ xícara) e torne a misturar, até a massa ficar lisa.
  5. Você notará que a massa está pesada e grudenta, é assim memo. É importante mexê-la com uma espátula ou colher, durante 1 minuto, fazendo movimentos de baixo para cima.
  6. Cubra com filme-plástico e deixe essa massa em repouso por cerca de 30-40 minutos, ou até dobrar de volume.
  7. Após esse tempo, mexa com uma espátula de um lado para o outro, para tirar todo o ar da massa.
  8. Depois disso, acrescente gotinhas de chocolate ao leite forneável, misturando bem.
  9. Pegue uma forma forneável, própria para panetone e passe bastante manteiga no fundo dela, com um pincel culinário. Coloque a massa dentro dela (560g).
  10. Se não tiver dessa forma, pode usar uma de alumínio, mas antes, unte com bastante manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
  11. Com a quantidade de massa desta receita, dá para fazer mais 2 mini chocotones, colocando 120g de massa em cada forminha pequena, também untando o fundo delas com bastante manteiga.
  12. Acomode as formas dentro de outra forma maior, e deixe em repouso por cerca de 20 minutos, ou até dobrar de tamanho.
  13. Com uma tesoura culinária, faça um corte em cruz, bem no centro da massa, em cima, de cada chocotone. No meio de cada corte, coloque um pedacinho de manteiga.
  14. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C, para assar por cerca de 40-45 minutos. Os menores, com 30 minutos de forno, você já pode tirar.
  15. Retire do forno e aguarde esfriar bem, antes de cortar.
  16. Sirva e desfrute dessa gostosura de chocotone caseiro!

Fonte: Receita Toda Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *