Pular para o conteúdo

Faça um joelho de porco para o Natal com uma receita barata e bem fácil de preparar

Faça um joelho de porco para o Natal com uma receita barata e bem fácil de preparar

O joelho de porco é uma carne suculenta e cheia de sabor, um clássico da culinária alemã que você aprenderá a preparar com esta receita incrível! Uma ótima opção para fazer no Natal, o resultado é um prato com uma carne macia por dentro e crocante por fora, com um sabor delicioso! Confira a receita do Canal Cozinha da Wilza e faça o extraordinário joelho de porco, que todos vão amar!

Como fazer joelho de porco

Para o joelho de porco, iniciaremos fazendo alguns cortes superficiais dos dois lados de cada um dos joelhos de porco. Transferiremos cada uma das peças de carne para uma tigela. Para prepararmos o tempero, colocaremos no liquidificador: a água, a cebola, as folhinhas dos ramos de alecrim, o alho, o chimichurri, a pimenta calabresa, o vinagre, o azeite, a páprica defumada, o sal e a pimenta-do-reino. Bateremos super bem por cerca de 3 minutos. Derramaremos essa mistura de temperos do liquidificador sobre os joelhos de porco. Sirva e aproveite seu apetitoso joelho de porco! Bom apetite!

Ingredientes da receita de joelho de porco

Para a carne

  • 2 joelhos de porco (3,5kg)

Para a marinada

  • ¼ de xícara (chá) de azeite de oliva
  • 2 ramos de alecrim fresco
  • 1 litro de água
  • 6 dentes de alho 
  • 1 colher (café) de pimenta calabresa
  • 2 colheres (sopa) de páprica picante
  • 3 cebolas picadas
  • 1 litro de água para cozinhar
  • 1 colher (sopa) de chimichurri 
  • ¼  de xícara (chá) de vinagre
  • 2 colheres (sopa) de sal
  • pimenta-do-reino (a gosto)
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo

Obs.: A medida da xícara é de 250ml.

Modo de preparo

  1. Disponha primeiramente os joelhos de porco numa tábua e faça alguns cortes superficiais de ambos os lados de cada uma das peças. Passe cada um dos joelhos de porco para uma vasilha.
  2. Para o tempero, adicione no liquidificador: a água, a cebola, as folhinhas dos ramos de alecrim, o alho, o chimichurri, a pimenta calabresa, o vinagre, o azeite, a páprica defumada, o sal e a pimenta-do-reino. Bata muito bem durante uns 3 minutinhos.
  3. Despeje essa mistura de temperos do liquidificador por cima de cada um dos joelhos de porco e mexa bem com as mãos, para agregar os temperos e eles serem absorvidos, penetrando nos cortes da carne.
  4. Coloque-os em sacos culinários juntamente com a mistura da marinada, feche bem e leve à geladeira por 24 horas.
  5. Decorrido esse tempo, pegue uma panela grande, adicione e aqueça o azeite, ponha os joelhos de porco e dixe selar de todos os lados. Reserve o molho da marinada.
  6. Junte a água e coloque também o molho da marinada reservado e as folhas de louro.
  7. Tampe a panela de pressão, leve ao fogo alto e, assim que pegar pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos.
  8. Após esse tempo, desligue o fogo e retire a pressão com cuidado.
  9. Vire a carne, tampe a panela, coloque em fogo alto e assim que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por mais 20 minutos.
  10. Retire a pressão com cuidado, transfira os joelhos de porco para uma assadeira untada com azeite ou óleo e leve para dourar em forno pré-aquecido a 220°C, até dourar, por cerca de 30 minutos.
  11. Enquanto isso, coe em uma panela o molho que ficou na panela e leve-o à geladeira, para separar a gordura e ficar mais fácil de tirá-la. Estando gelado, retire a gordura da superfície.
  12. Leve uma panela ao fogo com 1 colher (sopa) de manteiga e quando derreter, junte 1 colher (sopa) de farinha de trigo, mexendo com uma colher de pau no fogo por uns 2 minutos.
  13. Ponha um pouco do caldo de carne peneirado e mexa bem. Depois acrescente mais um pouco e mexa com um fouet, cozinhando por uns 5 minutinhos. Desligue o fogo e salpique cheiro-verde a gosto.
  14. Retire do forno, sirva com o molho e desfrute de seu saboroso joelho de porco!

Fonte: Receita Toda Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *