Pular para o conteúdo

Fiz esse pão francês caseiro maravilhoso e ele ficou melhor que o vendido da padaria

Fiz esse pão francês caseiro maravilhoso e ele ficou melhor que o vendido da padaria

O pão francês, também conhecido como “pão de sal” em algumas regiões do Brasil, é uma verdadeira instituição na culinária do país. Que tal trazer o sabor autêntico da padaria direto para sua casa, com a receita de pão francês caseiro? Imagine saborear um pão combinando a crocância da crosta com um miolo macio! Confira a receita e faça o incrível pão francês caseiro, que vai arrasar!

Como fazer pão francês caseiro

Para o pão francês caseiro, precisaremos de: margarina, farinha de trigo, fermento biológico seco, sal, açúcar e água bem gelada. Combinaremos os componentes da massa do pão, misturando-os bem para garantir uma mistura homogênea, menos a água gelada, que incorporamos devagar, até atingirmos o ponto de uma massa suave, ligeiramente úmida e que não “cole” nas mãos. Prosseguiremos com o processo da preparação do pão, segundo as instruções do passo a passo para moldá-lo, visando alcançar um ótimo resultado. Assaremos o pão por uns 20-25 minutos, seguindo todas as orientações. Ao tirá-lo do forno, sirva e deguste seu magnífico pão francês caseiro!

Ingredientes da receita de pão francês caseiro

  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de margarina 
  • 1 colher (sopa) de sal 
  • 500g de farinha de trigo sem fermento
  • 350ml de água gelada 
  • 1 envelope de fermento biológico seco 

Modo de preparo 

  1. Adicione numa tigela: a farinha de trigo, o açúcar, o fermento seco e o sal. Mexa bem para uniformizar os ingredientes.
  2. Acrescente a margarina, misturando para integrar. Então, junte gradualmente a água gelada, mexendo bem até atingir o ponto de conseguir amassar utilizando as mãos.
  3. Valorize a água gelada: ela proporcionará crocância à massa e abrirá a “pestana”, tornando-a mais craquelada.
  4. Vá amassando vigorosamente durante 5 minutos, preferencialmente com uma mão, enquanto com a outra salpique farinha devagar, até obter uma massa lisinha, que não “cole” nas mãos.
  5. Faça uma bola com a massa, acomode na tigela, use um guardanapo limpo para cobrir e mantenha em repouso durante 5 minutos.
  6. Após esse breve repouso, retome a sova por mais 5 minutos. Torne a cobrir e mantenha em repouso por mais 5 minutos.
  7. Agora, em cima de uma superfície plana polvilhada com farinha, retire um pedaço de 80 gramas da massa e abra com a ajuda de um rolo, obtendo um retângulo de 25cm de comprimento.
  8. Molde o retângulo, enrolando-o como se fosse um rocambole, e acomode em uma assadeira já untada com óleo, mantendo a parte da emenda virada para baixo.
  9. Vá fazendo isso com o que sobrou da massa. Para fazer um corte não muito fundo na parte de cima de cada um dos pãezinhos, utilize uma gilete ou um estilete.
  10. Mantenha em repouso por mais 10 minutos, permitindo que cresçam o dobro. Nesse meio tempo, pré-aqueça o forno com uma forma contendo água para gerar vapor.
  11. Essa etapa é crucial para o pão francês trincar e a “pestana” abrir, criando a característica craquelada.
  12. Leve para assar em forno pré-aquecido a 270°C, mantendo a forma com água no interior do forno durante 10 minutos. Tire a forma e acabe de assar durante mais 15-20 minutos.
  13. Tire do forno, sirva e desfrute dessa maravilha de pão francês caseiro!

Fonte: Receita Toda Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *