Pular para o conteúdo

Joelho de porco perfeito e bem temperado para seu almoço de Natal

Joelho de porco perfeito e bem temperado para seu almoço de Natal

Este joelho de porco fica delicioso e você prepara em pouco tempo, com esta receita prática! Trazendo uma carne macia e suculenta, bem temperadinha, e douradinha por fora, este prato é uma ótima opção para servir nas confraternizações de fim de ano, agradando a todos! Confira a receita do Canal Cozinha da Li Oliveira e faça o saboroso joelho de porco, que será um sucesso!

Como fazer joelho de porco

Para a receita de joelho de porco, colocaremos um saco plástico culinário grande em uma vasilha, e dentro dele, iremos dispor os joelhos de porco. Juntaremos o vinagre branco, o caldo de 1 limão, as 3 cabeças de alho picadinhas, a cebola grande picada, as 4 folhas de louro, a salsinha desidratada, a pimenta-do-reino e o sal. Vamos esfregar esse tempero todo na carne, para absorver bem. Vedaremos bem o saco plástico, fechando com um nozinho e colocaremos para marinar na geladeira por 8 horas. Concluiremos a receita seguindo corretamente o passo a passo. Sirva e aprecie seu apetitoso joelho de porco! Bom apetite!

Ingredientes da receita de joelho de porco

  • 1 colher (sobremesa) de pimenta-do-reino
  • 1 cebola grande picada
  • 4 folhas de louro
  • 1 colher (sopa) de banha, azeite ou óleo da sua preferência (para untar quando levar para dourar)
  • 2 colheres (sopa) rasas de sal
  • 200ml de vinagre branco
  • 2,500 kg de joelho de porco (3 joelhos)
  • 1 colher (sopa) de salsinha desidratada
  • 3 cabeças de alho picadinhas 
  • caldo de 1 limão tahiti

Modo de preparo

  1. Adicione um saco plástico culinário espaçoso ou outro limpinho numa tigela, acomode os joelhos de porco.
  2. Acrescente o vinagre branco, o caldo de 1 limão, as 3 cabeças de alho picadinhas, a cebola grande picada, as 4 folhas de louro, a salsinha desidratada, a pimenta-do-reino e o sal.
  3. Passe todo esse tempero na carne, massageando-a. Feche bem o saco plástico, dando um nó e leve à geladeira, para marinar durante 8 horas.
  4. Decorrido esse tempo, passe a carne para uma panela de pressão, despeje todo o caldo da marinada por cima, a água, até a marcação dos pinos de segurança e leve ao fogo alto, até pegar pressão.
  5. Assim que pegar pressão, abaixe o fogo para médio e cozinhe por 35 minutos.desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
  6. Transfira a carne para um refratário de vidro, pincele com banha, azeite ou óleo e leve ao forno pré-aquecido a 200°C, por 25 minutos, aproximadamente.
  7. Após esse tempo, retire, sirva e desfrute de seu maravilhoso joelho de porco!

Fonte: Receita Toda Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *