Pular para o conteúdo

Nhoque de batata uma receita que todo mundo ama em almoço de família no ano novo

Nhoque de batata uma receita que todo mundo ama em almoço de família no ano novo

Se você é fã de nhoque, um prato tradicional da culinária italiana, aprenda a preparar, com esta receita fácil e sensacional, o melhor e mais gostoso nhoque de batata que você já provou, um prato simples, mas muito saboroso e nutritivo! Você também aprenderá a fazer um molho delicioso para acompanhá-lo! Confira a receita do Canal Ana Zambrin, faça o divino nhoque de batata e arrase!

Como fazer nhoque de batata

Para a receita do nhoque de batata, prepararemos a massa do nhoque seguindo corretamente todas as dicas e o passo a passo da receita, desde a escolha das batatas, usando preferencialmente aquelas de casca rosa, chamadas de Astérix, pois contém menos água, como a forma em que serão assadas, ao invés de cozidas em água, para garantir que fiquem mais sequinhas, reduzindo a quantidade de farinha. Aprenderemos como modelar e cozinhar os nhoques, que ficam super saborosos e de quebra, como fazer um incrível molho pomodoro, para acompanhá-lo. Por fim, sirva e desfrute de seu maravilhoso nhoque de batata!

Ingredientes da receita de nhoque de batata

Para o nhoque

  • farinha de trigo o quanto baste (cerca de 1 xícara de chá, ou 200g)
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
  • 2 gemas de ovos
  • 600g de batata Astérix (casca rosa) ou comum, se preferir
  • 1 colher (chá) de sal
  • água o quanto baste com 1 colher (sopa) de sal (para o cozimento do nhoque) 

Para o molho pomodoro

  • 4 dentes de alho bem picadinhos
  • 1 lata de tomates pelados (400g)
  • muito queijo parmesão ralado na hora
  • uma pitada de pimenta-calabresa
  • um fio generoso de azeite de oliva

Modo de preparo

Do nhoque

  1. Para um resultado perfeito, as batatas Astérix, que são mais sequinhas, serão assadas e não cozidas em água, ficando mais sequinhas e necessitando de menos farinha na preparação.
  2. Inicie higienizando as batatas e furando-as com a pontinha de uma faca.
  3. Embrulhe cada batata em papel-alumínio (parte brilhante voltada para o alimento) e leve para assar no forno a 220°C, direto na grade, até ficarem macias, por cerca de 1 hora, até 1 hora e 30 minutos, dependendo do tamanho delas. Para saber se estão assadas, espete com uma faca, que deve entrar e sair sem dificuldade.
  4. Com cuidado, tire as batatas quentes do papel-alumínio
  5. Coloque uma peneira de alumínio em cima de uma tigela, corte uma batata ao meio, segurando com um paninho para não queimar a mão, e disponha sobre a peneira, com a parte cortada virada para baixo. 
  6. Vá apertando com uma colher, o “purê” da batata vai se soltar e a casca também. Retire a casca e continue apertando com a colher, para o “purê”, cair na tigela. Faça isso com todas as batatas, descartando as cascas e aproveitando todo o “purê”.
  7. Junte o sal na tigela das batatas e o queijo parmesão ralado, misturando bem.
  8. Agregue as gemas, misture bem novamente e inclua a metade da farinha de trigo (100g), misturando com a colher.
  9. Depois, passe para uma bancada e vá amassando com as mãos, para incorporar a farinha na massa. Essa massa não é sovada.
  10. Lave as mãos e teste a massa, se você conseguir moldar uma bolinha nas mãos e ela não grudar, está no ponto correto, não precisa adicionar mais farinha.
  11. Você só irá adicionar mais farinha e amassar, se a massa ainda estiver grudando.
  12. Polvilhe a bancada com um pouco de farinha de trigo, adicione a massa e divida a massa em 4 partes.
  13. Faça um rolinho com uma das partes, deixando na espessura de um dedo bem gordinho. Repita este processo com cada uma das outras partes da massa.
  14. Polvilhe um prato que irá receber os nhoques com farinha de trigo e vá cortando os rolinhos na largura de um dedo, dispondo-os no prato, mas sem colocar um em cima do outro. Faça isso com todos os rolinhos, formando os nhoques.
  15. Para cozinhar os nhoques, leve uma panela grande com água ao fogo, para ferver.
  16. Enquanto isso, prepare o molho.
  17. Adicione 1 colher (sopa) de sal na água fervente e ela estando borbulhando, já pode cozinhar os nhoques.
  18. Pegue alguns nhoques com as mãos, coloque numa escumadeira e adicione delicadamente na panela com água fervente.
  19. O nhoque estando cozido, ele vai boiar. Retire e jogue direto na panela do molho, que não pode estar borbulhando, apenas cozinhando em fogo mínimo.
  20. Repita este processo com todos os nhoques. Não tem problema se for um pouquinho de água junto.
  21. Prove e acerte o sal, se for preciso, depois mexa suavemente com uma colher.
  22. Finalize com queijo parmesão ralado na hora, enfeite com algumas folhinhas de manjericão, sirva e delicie-se com seu espetacular nhoque de batata! Bom apetite!

Do molho pomodoro

  1. Aqueça uma panela espaçosa no fogo com um fio generoso de azeite, junte o alho e doure com uma pitada de pimenta-calabresa, mexendo e refogando rapidamente.
  2. Entre com os tomates pelados, mexa, tempere com sal, pressione-os contra a panela com a colher de pau se estiverem em pedaços grandes, abaixe o fogo e deixe cozinhar e apurar.

Fonte: Receita Toda Hora

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *