Pular para o conteúdo

O prato mais tradicional do país para você fazer em casa feijoada completa carregada de sabor

O prato mais tradicional do país para você fazer em casa feijoada completa carregada de sabor

A feijoada completa é um prato típico da culinária brasileira que representa a diversidade e a riqueza da cultura brasileira, agradando a todos os paladares! Com esta receita formidável, você aprenderá todos os passos e dicas para o preparo dessa gostosura, perfeita para degustar com a família! Confira a receita do Canal Alessandra Santos Pastel, faça a magnífica feijoada completa e arrase!

Como fazer feijoada completa

Para a feijoada completa, seguiremos várias etapas de preparo, todas simples e sem complicação. O processo é longo, mas o resultado é compensador, pois você terá uma deliciosa feijoada com ótimo rendimento e sabor, para servir à família. Faremos a feijoada, lavando as carnes salgadas e deixando-as de molho de um dia para o outro. Iremos conferir todas as fases do passo a passo. Prepararemos também uma saborosa farofa de linguiça, bem simples de fazer, com os passos descritos na receita. E não poderia faltar o queridinho, um sensacional torresmo, explicado em detalhes no passo a passo. Com tudo pronto, basta servir e degustar sua incrível feijoada completa!

Ingredientes da receita de feijoada completa

Para a feijoada

  • 250g de carne seca
  • 250g de orelha de porco
  • 2 linguiças calabresas
  • 250g de costela salgada
  • 1 pé de porco
  • 1 rabo de porco
  • 250g de lombo de porco
  • bacon (a gosto)
  • 500g de feijão preto
  • alho amassado (a gosto)
  • gordura da fritura do torresmo (para o tempero do feijão)

Para o torresmo

  • barriga salgada de porco (a gosto)
  • banha de porco o suficiente para forrar a panela

Para a farofa de linguiça

  • linguiça de porco fina, em rodelas a gosto (para a farofa)
  • cheiro-verde picado a gosto (para a farofa)
  • farinha de mandioca crua grossa o quanto baste (para a farofa)
  • um pouco de banha de porco
  • sal (a gosto)

Modo de preparo

Da feijoada

  1. Primeiramente, pique em pedaços pequenos todas as carnes e corte a calabresa em rodelas e o bacon em pedaços.
  2. Reserve a calabresa e o bacon num recipiente. As demais carnes, lave bem em água corrente para tirar o excesso de sal, transfira para uma panela, cubra com água limpa, tampe e deixe de molho até o dia seguinte, lembrando de trocar essa água várias vezes.
  3. No dia seguinte, ferva por 5 minutos, com água limpa, as carnes que ficaram de molho.
  4. Numa panela de pressão grande, adicione o feijão preto, escolhido e higienizado e acrescente as carnes cozidas e escorridas, o bacon e a calabresa. Tampe e cozinhe por 35 minutos.
  5. Após esse tempo, tire a pressão com cuidado e retire as carnes, passando-as para um outro recipiente com tampa, para que cada pessoa se sirva da parte que mais gostar.
  6. Para o tempero do feijão, numa panela espaçosa, ponha um pouco da gordura da fritura do torresmo, acrescente alho amassado a gosto e deixe dourar.
  7. Em seguida, despeje toda a feijoada nessa panela, misture bem e ferva por alguns minutos, para apurar e pegar o gosto do alho. Desligue o fogo.
  8. Sirva e desfrute dessa espetacular feijoada completa, acompanhada de torresmo, farofa de linguiça, arroz branco, couve refogada, pedaços de laranja e um molhinho de pimenta! Bom apetite!

Da farofa de linguiça

  1. Numa panela, adicione um pouco de banha de porco, aqueça e junte a linguiça fina picada, fritando bem, dos dois lados e mexendo.
  2. Acrescente o cheiro-verde picado e torne mexer.
  3. Em seguida, entre com a farinha de mandioca crua grossa aos poucos, mexendo em fogo baixo. Tempere com sal e ponha mais farinha, o quanto desejar, deixando fritar e mexendo para ficar sequinha. Desligue o fogo e reserve.

Do torresmo

  1. Pique a barriga salgada em pedaços médios.
  2. Lave-a em água corrente para tirar o excesso de sal, passe para uma panela, cubra com água limpa, feche com a tampa e mantenha de molho até o próximo dia, trocando essa água várias vezes.
  3. No dia seguinte, cozinhe a barriga de porco em água limpa, numa panela de pressão, contando 5 minutos, após começar a chiar.
  4. Desligue o fogo, retire com cuidado a pressão da panela e escorra.
  5. Numa panela de pressão limpa e seca, ponha a banha de porco, em quantidade suficiente para forrá-la bem, aqueça, e junte a barriga de porco cozida e escorrida.
  6. Tampe essa panela, mas antes retire o pino e a borracha. Deixe no fogo, irá estourar, é assim mesmo, abra a panela apenas após acabar de estourar.
  7. Quando não estiver estourando mais, abra a panela e deixe fritando em fogo baixo, até virar torresmo.
  8. Quando o torresmo estiver crocante e pururuca, retire com uma escumadeira e transfira para uma travessa.

Fonte: Receita Toda Hora

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *