Pular para o conteúdo

Pãozinho doce para o café da manhã do primeiro dia do ano novo

Pãozinho doce para o café da manhã do primeiro dia do ano novo

Ninguém vai resistir se você preparar este fantástico pãozinho doce para o café, que fica super gostoso, macio e apetitoso! Essa gostosura com um preparo fácil e ligeiro, que recebe uma cobertura de leite condensado e coco ralado, vai encantar a todos e você terá que fazer sempre, pois vão amar! Confira a receita do Canal GORDICES DA TEKA e faça o irresistível pãozinho doce para o café e arrase!

Como fazer pãozinho doce para o café

Para a receita de pãozinho doce para o café, em uma vasilha espaçosa, colocaremos o fermento biológico seco, o açúcar e a água morna, mexendo bem esses com um fouet. Acrescentaremos o ovo, o sal, o leite e a metade da farinha de trigo, mexendo super bem com o fouet, até formar uma massa lisa e uniforme. Agregaremos o que sobrou da farinha de trigo e a manteiga, e iremos amassar com as mãos. Assim que a farinha não aparecer mais na massa, vamos passar para uma superfície plana ligeiramente enfarinhada e amassar um pouco com as mãos. Concluiremos a receita seguindo o passo a passo. Sirva e aprecie seu incrível pãozinho doce para o café! Bom apetite!

Ingredientes da receita de pãozinho doce para o café

  • 1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 pitadinha de sal 
  • 1 ovo inteiro
  • ½ xícara (chá) de leite integral em temperatura ambiente
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (10g)
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água morna (não pode ser quente)
  • 4 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento (630g), ou um pouco mais, se necessário
  • leite condensado e coco ralado fino 

Obs.: A medida da xícara é de 240ml.

Modo de preparo

  1. Numa bacia, adicione o fermento biológico seco, o açúcar e a água morna, misturando bem esses ingredientes com um fouet.
  2. Junte o ovo, o sal, o leite e a metade da farinha de trigo, misturando muito bem com o fouet, até obter uma massa lisinha e homogênea.
  3. Junte o restante da farinha de trigo e a manteiga, amassando com as mãos. Esta massa não precisa ser sovada.
  4. Quando a farinha não estiver mais aparecendo na massa, passe para uma bancada levemente enfarinhada e vá amassando mais um pouco com as mãos, por uns 2 minutos, fazendo movimentos para lá e para cá. Não acrescente mais farinha sem necessidade, mesmo que esteja grudando levemente nas mãos.
  5. Passe a massa para a bacia novamente, cubra com filme-plástico e deixe repousar por cerca de 40 minutos, ou até dobrar de tamanho.
  6. Após esse tempo, retire o filme-plástico e aperte a massa na própria bacia com as mãos para tirar o ar.
  7. Para moldar os pãezinhos, divida a massa em porções de 50g, se tiver balança culinária, ou se não tiver, procure deixar todos os pedaços do mesmo tamanho.
  8. Faça bolinhas, coloque na mesa e aperte bem, mexendo para lá e para cá, formando trouxinhas. Se estiver grudando muito na bancada, polvilhe apenas com um pouquinho de farinha.
  9. Pegue uma forma retangular (36cm x 26cm x 0,7cm), unte com bastante manteiga e polvilhe com farinha de trigo, acomodando os pãezinhos na forma, deixando um espacinho entre eles.
  10. Cubra com plástico-filme novamente e deixe descansar por mais 10 minutos.
  11. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C e asse por cerca de 35-40 minutos.
  12. Retire e despeje leite condensado a gosto sobre eles, espalhando com um pincel culinário.salpique coco ralado por cima.
  13. Sirva e saboreie seu sensacional pãozinho doce para o café! Bom proveito!

Fonte: Receita Toda Hora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *